Missão sustentável




O compromisso de uma organização com a sustentabilidade é crucial no ambiente de negócios de hoje, e uma declaração de missão é provavelmente a melhor maneira de comunicá-la às partes interessadas. No entanto, há mais nuances na criação de uma declaração de missão voltada para a sustentabilidade do que simplesmente prometer salvar o planeta.

A sustentabilidade foi introduzida na perceção pública como uma contramedida para práticas comerciais destrutivas e irresponsáveis. Hoje é claro que uma mentalidade sustentável não é apenas uma maneira inteligente de capitalizar as preocupações ambientais - ela faz sentido do ponto de vista dos negócios. As vantagens de gerir um negócio sustentável incluem:

• Forte confiança e lealdade do cliente
• Conformidade com os regulamentos
• Imagem de marca favorável atraente para investidores
• Controlo confiável da cadeia de abastecimento
• Produtividade aumentada
• Melhor perceção estratégica de longo prazo

Incluir a sustentabilidade na declaração de missão é assim necessário (para atender às expectativas existentes) e desejável (para aumentar a satisfação do cliente e manter a vantagem competitiva).

A criação de uma declaração de missão com foco na sustentabilidade implica clareza, especificidade, atenção aos stakeholders e deve ir além do ambiente! Vejamos:

Ser clara. Ao contrário dos relatórios anuais, as declarações de missão destinam-se ao público em geral, o que significa que devem ser fáceis de entender. Não importa o quão sofisticadas sejam suas operações de negócios, não há necessidade de sobrecarregar sua declaração com frases como "promova a transparência, incentivando a divulgação acionável". Devemos ser o mais claro possível sobre os objetivos. Aqui está um bom exemplo de uma organização especializada em conectar os produtores de alimentos orgânicos aos consumidores:  “Capacitar as pessoas a criar uma maneira melhor de comer, criando acesso do campo a casa, a alimentos frescos, beneficiando os agricultores locais e evitando os supermercados.”  Cada palavra nesta declaração de missão é fácil de entender, e é por isso que parece relacionável em vez de formal. É claro qual é o seu objetivo e como pretendem alcançá-lo. 

Conter especificidade. Por causa de sua natureza abrangente e grandiosa, as declarações de missão convidam a afirmações vagas de "criar um mundo melhor" e "não causar danos". Embora emocionalmente atraentes, eles também não são particularmente confiáveis. A melhor maneira de lidar com isso seria concentrar-se no que a sua empresa pretende fazer e como isso se relaciona com a sustentabilidade. Aqui está um ótimo exemplo da Tesla:  “A missão da Tesla é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.”  Esta única linha contém tudo o que precisamos se saber sobre o que a empresa faz, sem reivindicações extraordinárias ou promessas vagas envolvidas.  

Reconhecer todas as partes interessadas. O foco nos clientes e funcionários certamente faz sentido para uma empresa, mas esses não são os únicos stakeholders que devem ser considerados - e certamente não os únicos com direito a políticas corporativas socialmente responsáveis. Isso é especialmente verdadeiro para empresas de petróleo e gás, cuja longa história de maximização de lucros às custas das comunidades locais levou a uma potencial crise de talentos. Forçadas adaptarem-se, muitas dessas empresas iniciaram uma revisão de suas práticas de negócios, o que se refletiu em sua declaração de missão. Aqui está um exemplo da Chevron:  “Conduzimos nossos negócios de maneira social e ambientalmente responsável, respeitando a lei e os direitos humanos universais para beneficiar as comunidades onde trabalhamos.”  Além de mencionar o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, promete criar valor para quem mais sofreu no passado - membros da comunidade local.  

Para além do ambiente. Não se concentre se concentre apenas no meio ambiente. Apesar de fortemente associado ao meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável compreende três dimensões - económica, social e ambiental. Mencionar como a sua empresa se preocupa com o planeta é certamente um passo na direção certa - mas só representa um terço do caminho. Para uma abordagem mais abrangente, aqui está uma declaração de missão da Give Something Back, uma empresa de materiais de escritório conhecida pelas suas generosas doações a grupos comunitários locais:  “Existimos para melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades. Fazemos isso servindo e encantando nossos clientes, dando tempo e lucros à nossa comunidade, aumentando os funcionários e ajudando-os a realizar todo o seu potencial, e liderando outros, inspirando-os a dar, servir e crescer.”  Observe como a palavra “planeta” não é mencionada em nenhum lugar, mas muitos componentes da sustentabilidade ainda estão presentes. 

Para saber como re-pensar o seu negócio, contacte-nos!

Plan4sustain, 15 de setembro de 2020.

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