Bicicletas: o símbolo das cidades sustentáveis
As cidades ao redor do mundo têm vindo a sofrer mudanças nos últimos anos. As cidades estão a transformar-se em espaços de vida mais sustentáveis. Um dos principais impulsionadores desta situação são os efeitos das alterações climáticas. As cidades e as alterações climáticas estão inter-relacionadas de várias formas. De acordo com um relatório da OCDE publicado em 2020, as áreas urbanas são responsáveis por 70% das emissões globais de gases com efeito de estufa e um terço das emissões de gases com efeito de estufa nas grandes cidades é gerado pelos transportes. Isto torna essencial oferecer opções de transporte mais sustentáveis nas áreas urbanas.
Entre os sistemas de transporte sustentáveis, bike sharing é uma alternativa que tem vindo a ganhar importância especialmente nos últimos anos à escala global. A razão mais importante para tal é o potencial que os sistemas de partilha de bicicletas oferecem para as cidades alcançarem o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os sistemas de bicicletas partilhadas oferecem muitos benefícios, desde a criação de novas oportunidades de emprego até à criação de estilos de vida saudáveis. Assim, contribuem para muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao mesmo tempo.
É sempre sustentável?
Infelizmente, a resposta é não. A falta de planos de negócio sustentáveis leva a muitos problemas. Um exemplo desta situação verificou-se na China. Durante muitos anos, as empresas de partilha de bicicletas na China aumentaram o número de bicicletas nas ruas para terem uma maior quota de mercado. No entanto, algumas destas empresas tiveram de falir devido às condições competitivas do mercado. Com isto, as bicicletas da empresa falida ficam inutilizáveis e geram resíduos.
Este vídeo realça a enormidade do problema das bicicletas usadas.
No Place To Place – As maravilhas dos cemitérios de bicicletas partilhados na China por Guoyong Wu
A solução: Modelos de Negócio Sustentáveis
As empresas de bicicletas partilhadas sem o plano de negócios adequado prejudicam todos os aspetos do desenvolvimento sustentável. Além dos danos causados pela enorme quantidade de resíduos de bicicletas à natureza, há também danos económicos e sociais.
O que é necessário fazer para ultrapassar estes problemas é que as empresas de partilha de bicicletas estabeleçam os seus modelos de negócio de forma sustentável. As empresas de bicicletas partilhadas estabelecidas com modelos de negócio sustentáveis contribuirão para revelar o potencial do transporte sustentável. O sistema de bicicletas partilhadas é uma linha de negócio dentro da economia partilhada. Ao criar modelos de negócio, a rede de valor deve ser preparada neste contexto. As condições socioeconómicas locais também devem ser tidas em conta. Um modelo de negócio que será criado através da avaliação de todas as condições naturais, sociais e económicas proporcionará o lucro ideal às partes interessadas.
Hoje em dia, muitas empresas de bicicletas partilhadas estão a começar a desenvolver ideias para a fase de fim de vida das bicicletas. Muitas empresas já publicam relatórios de sustentabilidade e apresentam o seu contributo para a sustentabilidade nas suas operações. A propagação desta situação por todo o mundo contribuirá significativamente para alcançar o objectivo das cidades sustentáveis.
*Foto da capa de Stéphane Mingot no Unsplash